Anajuspi solicita treinamento para servidores do Juizado Especial Unificado
A ASSOCIAÇÃO DOS ANALISTAS E TÉCNICOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO PIAUÍ – ANAJUS PI em 20 de outubro de 2025 solicitou, formalmente, através do processo SEI 25.0.000136159-0, junto ao Senhor Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, a implementação de medidas urgentes em benefício dos servidores alocados na Secretaria dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais da Comarca de Teresina.
O processo fora encaminhado para à Escola Judiciária do Piauí – EJUD-PI e ao Gabinete dos Juízes Auxiliares da Presidência 2 – GABJAPRES2.
Neste gabinete foi sugerido a EJUD/TJPI, em colaboração com a STIC, que elaborasse e implementar programa de capacitação continuada e modular, em formato híbrido (presencial e remoto), com material didático acessível e calendário compatível com a jornada, voltado ao domínio prático dos sistemas em uso e à sua atualização periódica, sem criação de cargos, funções, gratificações ou novas despesas.
Também, fora recomendado à Supervisão dos Juizados Especiais de Teresina, a identificação de servidores com maior domínio técnico para atuarem, informalmente, como pontos de apoio e multiplicadores internos, prestando orientação cotidiana aos demais, com registro de mérito institucional ou menção elogiosa nos assentamentos, sem ônus adicional.
Esta Supervisão, posiciona-se em consonância com o mérito da necessidade de treinamento e suporte contínuo, adotando, contudo, uma solução administrativa e orçamentária responsável e endossa o encaminhamento integrado proposto pela Presidência.
